As quadrilhas especializadas em ataques á condomínios vem atuando em todos estados brasileiros a décadas.
Todas grandes capitais brasileiras são alvos desses grupos que chegam a causar prejuízos enormes aos moradores.
Dentre todos os pontos principais que facilitam essas invasões, o de maior relevância é a falta de treinamento adequado que os agentes de portaria possuem, e, como consequência os condomínios viram alvos fáceis dos bandidos.
E de quem é a culpa ?; dos porteiros?; dos síndicos?; dos administradores?……
Vamos lá, em uma simples análise vemos que a culpa, quando o fato se dá por falta de treinamento dos agentes de portaria, é da administração do condomínio, incluindo síndicos e administradores. Na maioria dos casos os agentes de portaria são contratados sem qualquer critério de seleção, muitas vezes por indicação dos próprios gestores condominiais e até mesmo por amigos.
Qualidade no controle de acesso aos condomínios é critério básico quando o assunto é segurança condominial. Diante desse breve relato, sugerimos alguns itens para serem seguidos pelos síndicos e administradores na contratação de um agente de portaria:
1) O candidato ser certificado em curso para agente de portaria com no mínio 20 hs e que englobem matérias específicas para seu desempenho no serviço, tais como gerenciamento de crise, combate a incêndio, primeiros socorros, técnicas de evacuação, defesa pessoal e sistema de CFTV. Analisar a grade de matérias desse curso.
2) O candidato ter realizado teste psicológico direcionado para atuar nesta área.
3) O candidato apresentar todos antecedentes criminais e verificar o desempenho do mesmo nos últimos locais que laborou.
4) O candidato possuir um amplo conhecimento do serviço.
5) O candidato não laborar em outros empregos, pois termina não conseguindo ficar com atenção adequada durante seu período de serviço, principalmente a noite. Muitos terminam por dormir no turno noturno, fragilizando a segurança do condomínio.
6) O candidato ter uma postura baseada na ética, higiene e cordialidade.