Conheça as belezas de Lençóis, destino fascinante do interior baiano

Facebook
Twitter
LinkedIn

Localizado na região da Chapada Diamantina, Lençóis é um dos destinos mais charmosos da Bahia. Com muitas belezas naturais e atrativos históricos, a cidade é segura, aconchegante e conta com uma ótima infraestrutura para receber seus visitantes. Ideal para a prática de ecoturismo, você certamente vai se encantar com esse paraíso.

Lençóis está situado no interior da Bahia, a cerca de 420 km da capital Salvador. A cidade fica localizada na região da Chapada Diamantina, que possui uma das maiores reservas biológicas do país.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o trajeto a partir da capital. De carro, basta seguir pela BR-242, em uma viagem que dura em média 5 horas. Se preferir, você também pode ir de ônibus ou de avião, já que Lençóis possui aeroporto e recebe voos diretamente da capital.

O que fazer em Lençóis, Bahia

Com muitas belezas naturais, atrativos históricos e excelente infraestrutura, Lençóis proporciona ótimos momentos ao visitante. Pela cidade, há passeios para quem curte aventura e programas culturais que podem ser feitos pelo centro. Certamente, não faltarão bons atrativos para você curtir por lá. Confira, abaixo, o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Centro Histórico:

O centro histórico é um dos melhores locais para iniciar os passeios em Lençóis. Com casarões coloniais, praças e igrejas, é possível conhecer facilmente a história da cidade. Pioneira na extração de diamantes no século XIX, Lençóis reúne detalhes únicos da época que, certamente, você vai amar apreciar. Entre os principais atrativos desse programa, estão a Igreja do Senhor dos Passos e a Ponte de Pedra, que é simplesmente fascinante.

2. Casa de Cultura Afrânio Peixoto

A Casa de Cultura Afrânio Peixoto é dedicada a uma das personalidades mais importantes de Lençóis e, por isso, representa um excelente passeio cultural. No espaço, é possível conhecer a vida do médico, político e escritor lençoense, além de apreciar um acervo rico em fotos, livros e objetos pessoais. A visita ao local pode ser feita de segunda à sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

3. Ribeirão do Meio

O Ribeirão do Meio é um dos atrativos mais famosos de Lençóis e também uma excelente pedida para visitar com a família. O local possui uma queda d’água em formato de tobogã que atrai muitos visitantes e rende sempre bons momentos. Um destaque é que o espaço também conta com uma piscina natural perfeita para banho. Para chegar à atração, é preciso fazer uma trilha de nível leve.

4. cachoeira do Sossego:

Localizada a 4 km do Ribeirão, a Cachoeira do Sossego é mais um destino natural obrigatório para você curtir em seu roteiro. Considerado como um dos lugares mais bonitos do nosso destino, o local encanta com uma queda d’água de 20 metros de altura. Embora a atração seja muito apreciada, não deixe de contratar um guia para conhecê-la, já que seu acesso requer uma trilha de nível médio.

5. Cachoeira do Mosquito:

Localizada em meio às belezas naturais da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Mosquito é outra bela cachoeira para conhecer em Lençóis. Essa queda d’água com mais de 70 metros de altura se destaca pelas suas formações rochosas, que encantam os visitantes. No local, também é possível apreciar um mirante que revela paisagens encantadoras da região. Uma dica é aproveitar a atração para caprichar nas fotos.

6. Poço do diabo:

O Poço do Diabo é mais um programa obrigatório em Lençóis, sendo o passeio ideal para quem ama se aventurar. Essa atração conta com uma queda d’água exuberante e perfeita para banho e é uma ótima pedida para praticar esportes como o rapel. Para visitar o local, também é necessário realizar uma trilha de intensidade média, assim como ter a companhia indispensável de um guia.

7. Morro do Pai Inácio:

O Morro do Pai Inácio é um dos destinos obrigatórios para quem visita a região e, por isso, entra também para a nossa lista. Considerado como um dos lugares preferidos da Chapada Diamantina, o local possui 1120 metros de altitude e revela paisagens únicas. Ideal para ser visitado, principalmente, durante o pôr do sol, o atrativo tem acesso por uma pequena trilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn