Mais uma tragédia ocorreu em nossa Baia de Todos os Santos, um mergulhador profissional, que atua na sondagem do sistema rodoviário da Ponte Salvador x Itaparica, desapareceu, desde o final da tarde desta segunda-feira (16), quando estava laborando. O profissional, de 54 anos, que atuava por uma empresa terceirizada, mergulhou para realizar uma inspeção na âncora de uma balsa em operação na Baía de Todos-os-Santos, nas proximidades da Ponta de Humaitá, e não voltou à superfície, deixando colegas aflitos e desesperados.
De acordo com a Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) foi enviada para o local para realizar as buscas e ampliar as informações. “Adicionalmente, foi divulgado Aviso aos Navegantes, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações que, porventura, estejam nas áreas próximas”, informou o CPBA.
Ainda segundo o CPBA, as buscas precisaram ser suspensas, mas serão retomadas na mnahã de terça (17), por causa da baixa luminosidade. “Foram empreendidos esforços durante toda a tarde a fim de localizar o mergulhador. Três embarcações civis, incluindo uma lancha da Praticagem da Bahia participaram da operação de buscas, que seguem padrões técnicos e consideram os efeitos de correntes de deriva e ventos observados na área. Em razão da baixa luminosidade, as buscas serão retomadas, amanhã, ao nascer do sol, em coordenação com Corpo de Bombeiros Militar da Bahia”.
Cabe informar, ainda, que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.