Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.
Com a temperatura elevada neste período do ano, principalmente na região norte do país, é necessário está atento a ingestão de líquido durante o dia para manter o corpo hidratado, não basta beber água apenas quando sentimos sede. A água deve ser ingerida no mínimo 2 litros por dia.
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, professora Ana Josete, a ingestão hídrica traz vários benefícios ao nosso organismo: Auxilia o bom funcionamento dos rins, limpa o organismo, ajuda a não reter líquidos, desintoxica o organismo, aumenta a massa muscular, combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer.
“Dependendo da quantidade de líquido ingerido, muitas vezes não é o suficiente para limpar o organismo e manter a hidratação do corpo. Por isso, existem momentos estratégicos em que beber água traz benefícios maiores à saúde”, recomenda a professora.
Mas você sabe a hora certa da sua ingestão? Existem determinados horários que é importante hidratar seu organismo, como ao acordar, durante atividade física, antes e após comer e ao deitar.
Pois bem, entenda como deve ser feita a ingestão de líquido durante o dia e como controlar a relação do tempo com a necessidade do dia a dia.
Almoço e jantar: Se você é do tipo que gosta de beber líquidos durante as refeições, saiba que esse habito pode trazer problemas na digestão. O recomendado é fazer essa ingestão de líquido 30 minutos antes ou após as refeições. A água hidrata o estomago e prepara o corpo para receber os nutrientes dos alimentos, entre outros benefícios.
Ao praticar qualquer atividade física, é importante beber água antes e após, mas em pequenas porções. Isso melhora a circulação, hidratação do corpo, além de repor os fluídos perdidos com suor. Beber água na hora correta, maximizas a sua efetividade no copo humano.