Mais um feriadão está se aproximando e volta o tormento, de moradores e síndicos, do risco de invasão á condomínios por bandidos.
Tudo se deve ao fato de muitos condôminos viajarem e suas unidades residenciais ficarem vazias durante todo feriado; atrelado a falta de treinamento adequado dos porteiros o que causam fragilidade no acesso ás dependências dos condomínios.
Alguns síndico e administradores já estão se prevenindo e adotando algumas regras de segurança durante esse período e em alguns casos chegando a contratar empresas de segurança para proteger seus condomínios.
Para o especialista em segurança privada Carlos Seixas, todo procedimento voltado á segurança condominial é válido; porém deve se ter um conhecimento adequado para saber qual melhor ação a se tomar para deixar seu condomínio menos vulnerável. Ele diferencia dois tipos de condomínios: os que possuem agentes de portaria e outros que não possuem esse tipo de profissional. No primeiro, o agente de portaria tem que possuir, em caráter primordial, um treinamento adequado para exercer suas funções e o condomínio ter uma plano de segurança que deve ter sido colocado em prática com equipamentos eletrônicos e físicos para proteger toda área perimetral contra acessos não autorizados; já o segundo, deve além de ter um sistema Eletronico e físico contra acessos não autorizados, possuir uma empresa que possa o monitorar 24 hs, além de seus moradores possuírem treinamento com fito de estarem atentos principalmente durante os acessos ao condomínio.
Seixas, nos revelou que nesses períodos de feriados, toda forma de proteção ao condomínio é importante e um ponto primordial é a contratação de vigilantes treinados, qualificados e por empresas autorizadas pelo departamento de polícia federal para reforçar a segurança condominial; é aquele velho ditado: “Não vamos dar sorte ao azar”.