Você conhece a história da “Praça Campo Grande”?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Largo do Campo Grande, também conhecido como Praça 2 de Julho, é uma praça em Salvador. Surgido no início do século XIX, sofreu uma série de transformações urbanas no decorrer da sua história.

Com árvores centenárias, situa-se após o “Corredor da Vitória” (parte da Avenida Sete de Setembro, que atravessa o bairro da Vitória), o Vale do Canela e o Canela, centralizando boa parte dos acessos que conduzem às ruas comerciais do centro da cidade.

A sua origem está relacionada, no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, com a passagem da Família Real Portuguesa a Salvador em 1808. Diferentemente de bairros mais antigos, neste, as casas foram construídas distantes dos lotes vizinhos e das vias públicas.

A praça do Campo Grande, primitivamente denominada como Campo de São Pedro, viria a ser palco de aguerridos combates durante os eventos que precederam as lutas pela Independência da Bahia, já em 1821, dada a vizinhança com o frte de São Pedro, praça disputada pelas vertentes em conflito no seio das tropas: brasileiros e portugueses.

Cortada ao meio por um profundo vale, foi somente ao final do século XIX, no governo republicano de Rodrigues Lima, que a praça foi ricamente ornamentada e recebeu a configuração que hoje ostenta, com monumentos grandiosos encomendados na França, evocando os heróis das lutas pela Independência da Bahia.

No centro do largo está o Monumento ao Caboclo, também chamado de Monumento ao Dois de Julho. É uma homenagem à Indepêndencia da Bahia, à figura de “O Caboclo”, mas também incluindo alegorias em referência ao Rio São Francisco, à Cachoeira de Paulo Afonso e ao Rio Paraguaçú.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Este post tem 2 comentários

  1. saulo azevedo silva

    Que bom que temos ainda um site de noticias que traz matérias improtantes como essa. Educação e história nunca é demas. Parabés aos redatores

  2. victor

    Que matéria bacana, eu mesmo não tinha conhecimento sobre como o Lardo do Campo Grande nasceu.

Deixe um comentário