Motoristas brasileiros estão aplicando golpes em postos de combustíveis ao abastecer e fugirem sem pagar. O golpe se resume em os veículos evadirem dos postos no momento em que o frentista termina o abastecimento. Casos foram registrado em Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Manaus e outros estados.
Em Manaus, capital do Amazonas, os postos entraram em alerta. Um caso circulou nas redes sociais mostrando um veículo HB20, da cor branca, aplicando o golpe, porém a frentista do posto de gasolina gravou a ação do suspeito. A gravação a ajudou, pois nesses casos o prejuízo fica na conta do frentista, porém com a prova, a frentista conseguiu se livrar do problema.
“Tem que fazer um Boletim de Ocorrência justamente para se respaldar e não ter que pagar esse prejuízo, e para que a polícia possa agir o mais rápido possível, prendendo esses infratores”, disse Adriano Felix da Silva, delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Manaus, em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo.
Rodrigo Zingales, diretor executivo da AbriLivre, associação que reúne revendedores de combustíveis, afirmou que o caso já aconteceu com pelo menos 90% dos associados. “Durante a pandemia e pós pandemia, em decorrência do aumento dos preços, esse tipo de golpe aumentou consideravelmente”, afirmou também em entrevista ao Fantástico.