Quem pensa que a Bahia é feita só de axé, carnaval e festa está muito enganado. O estado mais badalado do nordeste tem tudo isto, mas também é recheado de paraísos exóticos, intocáveis, que permitem seus visitantes encontrarem a paz e sossego que precisam – tudo isso misturado à ótima receptividade deste povo alegre e gentil. Conheça algumas opções listadas abaixo que podem ser perfeitas para incluir em seu roteiro:
- PRAIA DE MORERÉ:
A pequena e pacata vila de pescadores Moreré, na Ilha de Boipeba, fica a poucas horas da capital baiana e podemos dizer que lá é um paraíso protegido pelo mar, já que seu acesso não é dos mais fáceis. A viagem pode até ser feita de carro, mas em um determinado trecho só é possível prosseguir a pé, de barco ou avião. Apesar de tudo, vale a pena o sacrifício: na maré baixa, o mar vira uma tranquila e preciosa piscina natural.
2. Praia do Espelho
Localizada em Curuípe, esta exótica praia é considerada uma das mais bonitas do país e, mesmo com as charmosas pousadas, bares, restaurantes e suas disputadas areias brancas na alta temporada, ainda é possível curtir a tranquilidade do mar de águas azuis e verdes. Aproveite as noites de lua cheia neste local: certeza que você vai se encantar!
3. Praia da Cueira
Não é possível entrar na Ilha de Boipeba de carro, logo percebe-se que a Praia da Cueira tem aquele sossego que sonhamos. Para chegar até ela, é necessário fazer uma caminhada e a recompensa disto é a vista maravilhosa, as areias limpas e o mar de temperaturas agradáveis e águas tranquilas. A famosa barraca do Guido é conhecida por ter deliciosas lagostas.
4. Praia Bainema
Também na Ilha de Boipeba fica a deliciosa praia de areia branca e coqueiros enfeitando toda a extensa orla: a deserta Bainema. Quem gosta de esportes aquáticos pode alugar pranchas de SUP e caiaques, e na maré baixa é possível curtir as águas tranquilas que viram piscinas naturais.
5. Praia do Encanto
Conhecida como a Quinta Praia, este afastado paraíso fica no Morro de São Paulo, e na verdade trata-se de uma continuação da Quarta Praia ao sul, ou seja, a Praia do Encanto não é uma praia, digamos… Oficial. Para chegar até lá, é necessário fazer uma caminhada de duas horas ou por passeio de charrete, isso se a maré não subir. Mas vale a aventura, pois a recompensa é se refrescar nessas fresquinhas águas cristalinas.
6. Ponta do Corumbau
Só se chega na Ponta de Corumbau, em Prado, por barco ou por uma estradinha de terra. E, por isso, ela também faz parte do time de praias quase desertas da Bahia. Por lá você encontrará somente areia branca, uma imensidão verde e uma pequena vila de pescadores no encontro do rio com o mar.
7. Ponta de Castelhanos
Também na Ilha de Boipeba, a Ponta de Castelhanos possui piscinas naturais com recifes de corais cheios de peixes. No verão, é comum a prática de mergulho em suas águas claras, e se a maré estiver baixa, é possível ver de perto o navio espanhol Madre de Dios, naufragado desde 1535.
8. Praia Satu
O nome desta praia em Caraíva é uma homenagem à um morador local, dono da única barraquinha da orla, e que está por lá há mais de 30 anos. É preciso atravessar um rio de barco e fazer uma caminhada de quase uma hora para desfrutar deste sossego paradisíaco.
9. Praia Barra Velha
Ainda em Caraíva, há a reserva indígena Pataxó, que abriga a Praia Barra Velha. O mar se torna colorido com a presença dos barquinhos de pescadores, e suas águas são cristalinas e tranquilas. Para chegar lá é necessário ir de bugue ou a pé.
10. Prainha
A praia preferida dos surfistas em Itacaré é acessada por uma trilha de 50 minutos, que exige a presença de um guia para você não se perder. Caso você não goste de águas agitadas e esportes radicais, curta a areia para relaxar, jogar frescobol e pegar uma corzinha.