Após 3,5 anos de pesquisa, um grupo de pesquisadores coordenados pela Bauhaus Luftfahrt eV apresentou o conceito do chamado Propulsive Fuselage Concept (PFC), aeronave comercial que teria potencial para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de aviões mais eficientes e menos poluentes do futuro. A aeronave turboelétrica para 340 passageiros produziria 4,7% menos emissões de CO2 em comparação com uma aeronave convencional igualmente avançada.
Além das duas turbinas a gás nos motores das asas, um fan elétrico localizado na traseira produziria empuxo ao ingerir e reenergizar o fluxo de ar ao redor da fuselagem (“wake-fill”), uma fonte de energia pouco explorada em aviões. A configuração da aeronave apresenta compatibilidade com outras tecnologias avançadas, incluindo a de combustível de hidrogênio.
Os pesquisadores citam que a propulsão “wake-fill” é conhecido há muito tempo no campo da propulsão marítima. As hélices do navio estão normalmente localizadas na popa do navio e operadas dentro do fluxo da camada limite próximo à superfície do corpo do navio. Este princípio físico também se aplica à propulsão aerotransportada, como provaram os onze parceiros de seis países europeus, que participam do projeto.
fonte: aeroin.net